Plataforma Participa + vai ajudar 5 mil alunos a estudarem melhor

0
214
Plataforma Participa +

O concelho da Maia tem a partir de agora 5 mil alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico a estudarem por manuais escolares digitais. Estes manuais são acompanhados de um recurso digital inovador – a Plataforma Participa +, que inclui uma série de conteúdos de caráter local, produzidos por uma empresa da especialidade em parceria com a Câmara Municipal da Maia.

Na Participa + alunos poderão ter acesso aos conteúdos do já conhecido Manual Digital, às provas de aferição para o 2º e 4º ano de escolaridade, assim como a informações sobre a Educação na Maia, incluindo conteúdos das Atividades de Enriquecimento Curricular, Educação para a Saúde e Educação Ambiental e Currículo Local. No Currículo Local os alunos, pais e professores encontram propostas de atividades e jogos desafiantes que os guiam através do município da Maia, pelos caminhos da cidadania, da cultura, das tradições, do património e dos costumes, conquistando o território.

Na cerimónia simbólica de entrega das credenciais de acesso à Participa +, que decorreu na passada quarta-feira, no Centro Escolar de Gueifães, o vice presidente da autarquia, António Tiago, e a presidente da Junta Cidade da Maia, Olga Freire, assistiram à apresentação das potencialidades da plataforma digital pelos próprios alunos de duas turmas, uma do 2º e outra do 4º ano.

Comunicação com encarregados de educação

Uma das qualidades que António Tiago salientou em relação à plataforma Participa + foi a oportunidade que oferece de abertura à comunicação com os pais e encarregados de educação, assim como com a comunidade educativa envolvente. “Além das crianças serem levadas a interagir melhor com as matérias do programa, também são levadas a interagir em casa com a família, sendo uma forma muito interessante de trazer a família para o palco da aprendizagem”, referiu o vice presidente.

António Tiago Plataforma Participa +

Através de um processo simples e intuitivo, os encarregados de educação, os professores de turma e os professores AEC, “entram” na Participa + e podem colocar e visualizar trabalhos dos alunos ou notícias sobre o que acontece na escola. Outra funcionalidade da Participa + consiste na possibilidade de os encarregados de educação e todos os professores poderem instalar uma aplicação no smartphone (Android e iOS), que os notifica das notícias ou informações.

António Tiago salientou ainda que a autarquia já há alguns anos que suporta os custos dos manuais escolares em todos os anos do 1º ciclo do ensino básico, ajudando as famílias com “os manuais escolares, as fichas de estudo e os materiais de trabalho, num investimento anual de cerca de 250 mil euros”. Isto porque o governo, frisou, “só agora, e bem, está a começar a apoiar com os manuais escolares no 1º ano, prevendo-se que só no próximo ano letivo vá dra os manuais para os restantes anos de escolaridade”.