PLP procura lixeiras na Maia

0
166

Está a aproximar-se “uma das tarefas mais activas” do Projecto Limpar Portugal (PLP) na Maia. Falamos da incursão às lixeiras a limpar no Dia L, o dia 20 de Março de 2010. Neste caso, não apenas na Maia mas em toda a floresta portuguesa.

Na última reunião do grupo da Maia do PLP, a 9 de Janeiro, essa incursão foi marcada para o dia 23 de Janeiro, entre as 9h00 e as 14h00. O ponto de encontro para aqueles que pretendam ajudar a descobrir onde há lixeiras no concelho, e de que tipo, será no parque de estacionamento do Jumbo da Maia, junto ao McDonalds.

Embora admitindo que há grupos mais avançados no que respeita à referenciação das lixeiras, a coordenação concelhia escreve na plataforma do movimento cívico, e no blog criado para o efeito, que “este é o timing para esta tarefa”. Para a facilitar, dividiu-se o concelho em sectores e do mapa deverão constar informações como “os pontos negros já referenciados por entidades ligadas a esta área”, assim como a indicação das áreas de acesso e das viaturas a utilizar para lá chegar. E não é imprescindível que sejam apenas veículos todo-o-terreno. Poderão ser veículos ligeiros, motas ou bicicletas. Imprescindível mesmo, lê-se no mesmo post, é “a participação do maior número de pessoas”, que serão depois divididas em equipas, necessariamente munidas de GPS e máquina fotográfica.

Até ontem, eram 166 os membros inscritos neste grupo da Maia do PLP, num total de 22 090 em todo o país, distribuídos por 338 grupos. O coordenador concelhio, João Guimarães, acredita que “muito mais gente sabe desta iniciativa mas ainda não aderiu”. Para aderirem, é preciso continuar a apostar na divulgação e, sobretudo, “fazer com que as pessoas abracem a causa, que as pessoas acreditem”.

Marta Costa