Políticas seniores da Maia elogiadas em Bruxelas

0
260
Comité das Regiões elogia políticas seniores da Maia
- Publicidade -

De 10 a 13 de outubro decorreu, em Bruxelas, a Semana Europeia das Regiões e das Cidades, onde o grupo parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE) elogiou o município da Maia, classificando-o como cidade amiga dos idosos.

O tema do evento foi “Demografia Europeia – Dos desafios até às oportunidades locais e regionais”. O PPE no Comité Europeu das Regiões apresentou a sua visão política sobre o papel da Europa nesta área.

No documento apresentado, o concelho da Maia é apontado como referência no que diz respeito às políticas destinadas aos seniores. “A abordagem inovadora da Câmara Municipal da Maia inclui jardins no centro da cidade para cidadãos seniores, uma biblioteca móvel, clubes de vídeo, serviço de apoio domiciliário à realização de pequenas reparações, jogos de família, turismo e eventos de dança para idosos”, acrescentando que o Clube de Terceira Idade da Maia tem sido, particularmente, bem sucedido na promoção de atividade física.

Parceria com a UPorto

Também de grande sucesso é a parceria com a Universidade do Porto, “através da qual um leque de oficinas temáticas foi organizado para a aprendizagem ao longo da vida na área da educação nutricional, acompanhada por degustações de alimentos saudáveis e momentos de intercâmbio com concidadãos”.

Recorde-se que Bragança Fernandes, presidente da Câmara da Maia, integra o Comité Europeu das Regiões e realizou no passado verão uma visita ao concelho, mostrando aos restantes elementos do CR como são implementadas no terreno as políticas seniores na Maia.

- Publicidade -