Portuenses preferem os centros comerciais para fazer compras

0
196

Nove em cada 10 portuenses elegem os centros comerciais como o local de eleição para fazerem compras. Esta é uma das conclusões de um estudo desenvolvido por alunos do 1º ano da Licenciatura de Gestão de Marketing do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing. Tinha como objectivo, identificar os comportamentos dos consumidores em relação aos centros comerciais.

A investigação incidiu sobre oito superfícies, envolvendo cerca de 350 alunos que questionaram centenas de visitantes. Norteshopping, Marshopping e Arrábida Shopping são os espaços preferidos pelos consumidores portuenses.
A investigação envolveu ainda os centros comercias Porto Gran Plaza, Via Catarina, Parque Nascente, El Corte Inglês e Dolce Vita Porto.
À partida, a intenção até pode ser, única e exclusivamente, passear e ver montras, mas a verdade é que sempre que visitam um centro comercial do Grande Porto os clientes não resistem à tentação de consumir. Grande parte dos clientes abordados confessaram que acabam sempre por fazer compras quando visitam uma superfície comercial.

No que se refere ao local preferido para fazer compras, 91 por cento dos inquiridos elegeu os centros comerciais, e 82 por cento admitiram que não passam mais de sete dias sem os frequentar, seja para fazer compras para a casa ou por lazer. A maioria visita centros comerciais mais de quatro vezes por mês, e quase sempre ao fim-de-semana (42,4 por cento da amostra). Seguem-se os que preferem durante a semana, 41 dos inquiridos, e os que não têm preferência pelo dia (30 inquiridos).
Por cada visita gastam, em média, cerca de 22 euros, sobretudo em vestuário, calçado e acessórios. Seguem-se os sectores da Higiene e Cuidados Pessoais, Lazer e Cultura.

No que diz respeito à compra mais avultada nos últimos três meses, o valor foi de 202 euros. Mensalmente, o valor gasto em produtos não alimentares é de aproximadamente 42 euros, de acordo com as respostas dos inquiridos.

Factores de preferência

A localização é a chave para o negócio dos centros comerciais. A par das boas acessibilidades, este factor surge mencionado na investigação como uma mais-valia de inúmeros espaços como o Norteshopping, MarShopping, Parque Nascente, Via Catarina e Porto Gran Plaza. Porém, o estacionamento gratuito é a condição mais apreciada pelos inquiridos. Talvez por isso, 78 por cento optem pelo transporte próprio no momento de sair de casa. Já no Via Catarina, o pagamento de uma taxa para estacionar a viatura é um factor que suscita maior desagrado entre os seus frequentadores. No topo das preferências está o Norteshopping, sobretudo das mulheres, as principais frequentadoras deste espaço comercial.

Os cinemas são a bandeira do Arrábida Shopping, enquanto que uma deslocação ao MarShopping pode ser sinónimo de uma visita à IKEA: cerca de 40 por cento dos inquiridos revelou que quando se desloca ao complexo apenas visita o espaço do grupo de decoração sueco. O estudo mostra ainda que quem procura animação e actividades festivas encontra no Porto Gran Plaza o local ideal para momentos lúdicos.

Fernanda Alves