Pré-escolar com horário alargado

0
137

A Câmara Municipal da Maia alargou a Componente de Apoio à Família a mais de 90 por cento do parque escolar, no âmbito da educação pré-escolar. O sistema engloba o serviço de acolhimento, refeição, actividades nas interrupções lectivas e o prolongamento de horário do ensino pré-escolar.

São 605 as crianças este ano abrangidas pelo prolongamento de horário. Para o assegurar, foram contratadas 32 animadoras sócio-culturais e 29 auxiliares de acção educativa. Fazem parte de um universo de 1377 que, no ano lectivo 2008/2009, estão a frequentar os 36 jardins-de-infância da rede pública.

Nesta altura, o prolongamento de horário já abrange todos os agrupamentos escolares do concelho e com bastante adesão, salienta o vereador do pelouro da Educação e Acção Social da Câmara da Maia, Nogueira dos Santos, reconhecendo as vantagens para as famílias.

Ouça as declarações de Nogueira dos Santos:

[audio:PRE_NOGUEIRA.mp3]

O prolongamento de horário de funcionamento da educação pré-escolar da rede pública e a componente de apoio à família (fornecimento de refeições) são algumas das áreas assumidas pelas autarquias, no âmbito da transferência de competências, na área da educação. Pelo menos 20 autarquias já formalizaram protocolos de transferência de competências com o Ministério da Educação. Não é o caso da Maia. E não deverá acontecer para já, porque considera o vereador que “ainda não estão reunidos todos os indicadores necessários para se poder processar as transferências”.

Ouça as declarações de Nogueira dos Santos:

[audio:TRANSF_EDUCA.mp3]
Ano lectivo Nº Alunos Nº Salas
2007/2008 450 33
2008/2009 605 36

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)