Presidente e vereadora da Educação foram à escola distribuir manuais digitais alargados ao pré-escolar

0
249
- Publicidade -

Esta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o presidente da Câmara da Maia e a vereadora da Educação foram à escola. Pelas 9h30, já se encontravam no Centro Escolar de Folgosa para distribuir simbolicamente os Manuais Digitais às crianças, sendo, este ano, com a novidade de se alargar esta plataforma do Participa+ ao ensino pré-escolar.

A data também se revestia ainda de maior simbolismo quando se assinalava o 10º aniversario da distribuição dos manuais digitais na Maia. Foi em 2008 que a Maia foi inovadora ao conceder às crianças do 1º ciclo esta ferramenta pedagógica digital. Passados 10 anos, o município volta a mostrar-se vanguardista ao apostar no alargamento da plataforma digital também às crianças do pré-escolar, que se mostraram muito predispostas e até aptas a usarem as novas tecnologias para aprender brincando.

Esta ferramenta é gratuita para todos e consiste num repositório de recursos multimédia que, ao mesmo tempo configura um espaço de aprendizagem, colaboração e partilha. Tudo devidamente enquadrado em objetivos pedagógicos, educacionais e metodologias inovadoras de aprendizagem, com base em projetos integrados, a partir de temas transversais ao currículo, como a Educação para a Cidadania e o Currículo local, com temas como o património, poder autárquico, Zoo da Maia.

Este projeto facilita ainda a aproximação das famílias à escola e promove a aprendizagem colaborativa, gerando inovadoras comunidades de partilha.
Com o Manual Digital, os encarregados de educação observam uma maior motivação nos seus filhos, um maior envolvimento nas atividades escolares e sentem também uma maior proximidade com a escola, já que eles próprios em casa podem apreciar o que os filhos fazem e podem também participar dos jogos mais lúdicos.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, a propósito do Manual Digital refere que “uma das nossas metas é promover no ensino os valores da responsabilidade e da integridade; da excelência e da exigência; da curiosidade, reflexão e inovação; da cidadania, da participação e liberdade. Esta extraordinária ferramenta que disponibilizamos aos nossos alunos é um reflexo disso mesmo. Estamos sempre a procurar melhorar as condições que proporcionamos aos nossos jovens e por eles vamos sempre além do que nos é exigido. Este ano aumentamos significativamente o número de alunos alcançados por esta iniciativa, sendo já mais de 6.000 o número de crianças abrangidas por esta iniciativa”.

As coleções “Bia e Kiko” e “Biblioteca do Gigante”, especialmente dirigidas ao Pré-escolar, motivam as crianças para uma prática educativa diversificada, integradora e socializadora, orientando os educadores e envolvendo as famílias no processo de aprendizagem.

O Manual Digital disponível gratuitamente em www.participamais.cm-maia.pt e nas lojas Android e IOS. Trata-se de uma plataforma desenvolvida em parceria com a Câmara da Maia, onde foi disponibilizada pela primeira vez e que hoje se encontra disseminada por uma grande maioria dos concelhos do Norte e Centro do país.

António Silva Tiago e Emília Santos entregaram às crianças as credenciais de acesso à plataforma, tiveram oportunidade de ver alguns dos alunos a jogarem os jogos com perguntas sobre a Maia. Depois os autarcas receberam das mãos dos mais pequeninos o respetivo cartão de aluno. Assim, puderam também interagir com as crianças no Participa+.

- Publicidade -