Primavera anunciada por cortejo

0
195

“Cortejo da Primavera” é o evento que se vai realizar na Baixa do Porto, no sábado, a partir das 16h00 e que conta com mais de mil participantes de 30 instituições. O Cortejo de Primavera surge no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e abraça o mote “Sê Voluntário! Faz a Diferença”.
Natacha Lima Rocha, responsável pela comunicação do Governo Civil do Porto, refere que os objectivos são “dar visibilidade ao trabalho das colectividades do distrito do Porto, mostrar a capacidade organizativa de todas as associações e instituições envolventes, atrair cada vez mais gente à baixa do Porto e celebrar o Ano Europeu do Voluntariado”.
O cortejo é realizado na sequência do adiamento do Cortejo de Reis, agendado para Janeiro, que não se realizou devido ao mau tempo mas que foi recebido por um elevada receptividade por parte das associações e das colectividades do distrito do Porto.

Antes do cortejo, às 14h30, vai ser feito o lançamento do Ano Europeu do Voluntariado, a bordo de uma embarcação da empresa “Douro Azul” atracada no Cais de Gaia.
O cotejo que vai ser constantemente animado pelos participantes, divididos em diversos grupos temáticos, tais como: PSP, folclore, fanfarra, bombeiros, automóveis antigos entre outros, cortejo tem partida na Praça da República e vai percorrer as ruas Gonçalo Cristóvão, Santa Catarina, Passos Manuel, praça D. João I, avenida dos Aliados, praças General Humberto Delgado e da Liberdade, rua Sá da Bandeira, acabando na rua Igreja dos Congregados

Depois do cortejo, participantes e público vão poder visitar a mostra “Volta do Voluntariado”, na estação de São Bento, a partir das 18h00, onde 20 instituições vão dar a conhecer o seu trabalho no âmbito do voluntariado, numa organização do Governo Civil e da Comissão Nacional para o Ano Europeu do Voluntariado.
A iniciativa é da Federação Portuguesa de Colectividades do Distrito do Porto, Clube Fenianos Portuenses, Federação das Colectividades de Cultura do Concelho de Santa Maria da Feira.