Programa Saúde Sénior 60 + é para continuar

0
311
Programa Municipal de Saúde Sénior 60+
- Publicidade -

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ do município da Maia realizou a cerimónia de encerramento no passado dia 5, com a presença de mais de 100 participantes nas atividades do ano 2015/16.

Os utentes das sete respostas sociais que este ano participaram no programa foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho e receberam uma lembrança da autarquia, uma fotografia idêntica à que se encontra na exposição, que seria inaugurada logo de seguida no átrio da Torre Lidador, a mostra Afetos 60+. Este ano o mote foi o encontro de gerações e as fotos espelham os encontros de idosos com crianças, realizados um pouco por todo o concelho.

O programa presta auxílio aos utentes, consciencializando-os da importância de praticarem um estilo de vida saudável, desde a dieta alimentar à saúde mental e oral de cada um.

No Programa, neste último ano, colaboraram diversas instituições, como o Centro Social e Paroquial de Águas Santas, Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Lar de Santo António, o Amanhã da Criança e Santa Casa da Misericórdia da Maia com três respostas sociais, Lar Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, Casa de Milheirós e Centro Comunitário de Vila Nova da Telha.

“Trabalho extraordinário”

Bragança Fernandes saudou todos os idosos e familiares, não esquecendo de enaltecer o trabalho da equipa de técnicos da autarquia que “tem feito um trabalho extraordinário durante o ano, sendo este o culminar desse empenho, com muito carinho para que nada falte”.

Ana Miguel Vieira de Carvalho, vereadora da Solidariedade Social, começou por agradecer a colaboração dos parceiros científicos deste Programa Saúde Sénior 60+, designadamente a Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação, Instituto Superior da Maia e Universidade Fernando Pessoa.

A vereadora recordou que este programa pensado para os maiores de 60 anos foi criado tendo como exemplo o formato do Programa de Saúde Escolar, dinamizado nas escolas. Depois do projeto-piloto, a primeira edição do Saúde Sénior 60+ decorreu com sucesso. “Estão de parabéns”, referiu Ana Miguel dirigindo-se ao Gabinete de Saúde e aos idosos participantes. A seguir, revelou que a autarquia pretende dar continuidade em 2016/17 a este projeto, “queiram os parceiros e queiram vocês continuar a colaborar com o programa”.

Mais de 135 mil habitantes é o universo demográfico do concelho da Maia, referiu o vice-presidente da câmara, António Tiago. E como uma fatia significativa desse universo é população idosa, António Tiago salientou a preocupação da autarquia, desde os anos 90, principalmente, de “desenvolver programas que visam promover e cultivar o diálogo intergeracional no seio da comunidade, compaginando essa estratégia com a promoção da qualidade de vida da população sénior”. A Maia faz parte da Rede Municipal das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, desde janeiro de 2013.

Afetos retratados em fotografia

A mostra Afetos 60+ foi inaugurada na mesma altura, tendo muitos dos idosos reencontrado o “neto emprestado” com quem posaram para a fotografia, que se encontrava exposta.

A exposição é uma autêntica corrente de afetos, espelhada nalgumas dezenas de fotografias, que reuniram crianças e idosos de escolas e centros de dia ou lares do município. Ao longo do ano letivo, o programa percorreu sete escolas, com um fotógrafo atrás.

Os afetos perduram, a tarde no átrio da Torre Lidador foi de reencontro para muitos dos amigos retratados, que voltaram a posar para mais uma fotografia de familiares e curiosos, replicando os afetos, outra vez…

Universo demográfico da Maia

  • Habitantes: 135.817
  • Maiores de 65 anos: 20.899 – 15,39% da população do concelho
  • Idosos femininos: 11.816
  • Idosos masculinos: 9.083
- Publicidade -