Quartel Aberto em Pedrouços com programa para todos os gostos e idades

1
287

A Associação Humanitária de Pedrouços promove um Quartel Aberto, a partir deste sábado e até 27 de Junho. A sessão solene de abertura está marcada para as 17h00 de amanhã. Durante as próximas duas semanas estão previstas várias actividades, como espectáculos de música, danças urbanas e de salão, folclore, um rastreio de saúde a partir das 15h30 de segunda-feira, ginástica, demonstrações de equipamentos, exercícios operacionais, cinotecnia e desfiles de viaturas.

Vão ter lugar ainda várias acções de sensibilização da população sobre como prevenir acidentes domésticos, como utilizar extintores, riscos de incêndio e socorrismo. As actividades decorrerão junto à Rotunda da Fonte Luminosa.

É a primeira vez que a associação realiza uma iniciativa como esta. Há dois anos e meio decorreu na Casa do Alto um evento “idêntico”, mas que “não teve nada a ver com um quartel aberto”, diz Serafim Adalberto, presidente da direcção da associação humanitária. Tratou-se apenas de uma iniciativa que tinha como objectivo a angariação de fundos. Não será o caso do Quartel Aberto que começa já amanhã.

Desta feita, o objectivo será aproximar a corporação da população e dar a conhecer o seu trabalho e meios de que dispõe. “Queremos mostrar à população que existimos, que estamos aqui não só para emergências e catástrofes, mas sim que somos homens e mulheres disponíveis para ajudar em qualquer situação. E como associação humanitária que somos, que também temos acções que não são as emergências”, explica o presidente. É esta a mensagem que pretendem transmitir, “porque normalmente vêem só os bombeiros como as pessoas que estão ali só para acudir. A associação humanitária tem vertentes que não são só essas e não deixam de ser tão importantes”, acrescenta Serafim Adalberto.

Assim, a associação preparou para a população um programa “arrojado” que, de acordo com o seu presidente, só foi possível graças ao contributo dos artistas que vão actuar sem qualquer pagamento de cachet. Nalguns casos, a associação irá pagar apenas o alojamento e as despesas de viagem.

Micaela e Iniciadores

Haverá actividades para todos os gostos e idades. Serafim Adalberto destaca a programação da próxima sexta-feira, que durante a manhã estará direccionada para as crianças. As escolas do 1º ciclo do ensino básico e Jardins-de-Infância do agrupamento de Pedrouços terão a oportunidade de visitar o Quartel Aberto e o Museu do Bombeiro, seguindo-se um espectáculo para crianças com a cantora Micaela – “Mica e Amigos”. A artista voltará a actuar à noite, mas para o público adulto. Antes disso, pelas 15h30 serão deixados alguns conselhos à população sobre “riscos de incêndio”.
Destaque ainda para a noite de São João, que para além da tradicional sardinhada, será animada com a actuação do agrupamento musical Iniciadores, a partir das 21h30.

O Quartel Aberto encerra a 27 de Junho com uma missa campal às 12h00 e com a actuação do Rancho Infantil e Rancho Sénior de S. Mamede de Infesta às 16h00.
Com tudo isto, o presidente da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Serafim Adalberto não tem dúvidas de que a população vai ficar ainda mais próxima da corporação. “Vamos ganhar, com certeza, mais alguns sócios, mais credibilidade e mais confiança”.

Transmissão dos jogos da selecção nacional

Do programa consta ainda a transmissão em ecrã gigante dos jogos da selecção nacional. Uma iniciativa que até esta segunda-feira corria o risco de não se concretizar. A associação foi obrigada a solicitar a autorização para a utilização do sinal de transmissão. “Pensávamos que quando são bombeiros, as pessoas ficam mais sensibilizadas. Mas não. Fizemos o pedido e criaram-nos uma série de problemas. O dia está a aproximar-se e ainda não temos nada de concreto”, lamentava. No entanto, Serafim Adalberto mantinha a esperança de que a situação seria resolvida a tempo.

Fernanda Alves

1 COMENTÁRIO

  1. Está a fazer um ano que foi levada a cabo a iniciativa que aqui se descreve.Daí para cá não aconteceu nada?Nã, mentira os Bombeiros até aumentaram a frota de viaturas de transportes de doentes para Clinicas.Porque o que tem estado a suceder desde nas ultimas Direções ( nas 3 ultimas ) foi a tranformação progressiva desta casa numa especie de serviço publico a clinicas de fisioterapia e quejandos.Claro que esta sorte de trabalho também traz os seus beneficios, mas urge angariar fontes alternativas de financiamento e não estar só dependente a 95% de uma só, pois e como já sucedeu, se a Segurança Social se atrasa é um problema grave a juntar aos aumentos e prémios pornográficos que esta Direção decidiu para 2011-um verdadeiro atentado aos parcos recursos que a casa tem,e um insulto aos trabalhadores em geral.
    A juntar a tudo isto mais do mesmo,uma serie de saídas de Voluntários de carreira a que não é alheia a falta de iniciativas que propiciem e aliciem as pessoas e a opção execrável e inqualificável da promoção a Adjunto de Comando um bombeiro de 2ªclasse e a Segundo Comandante um director.Tudo isto em deterimento de “n” Bombeiros de 1ª classe com qualidades técnicas e humanas q.b. para ambas as patentes, com o alto patrocinio,complot e embuste pindéricos da Direção e Comando.Os Bombeiros não mereçem tal desfaçatez.Voltarei brevemente.

Comments are closed.