Resíduos Invisíveis são o tema da Semana da Prevenção de Resíduos deste ano

0
493

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos chega de dia 21 até dia 29 de novembro deste ano e tem como tema “Resíduos Invisíveis”.

O evento tem como nome EWWR 2020 (European Week for Waste Reduction) e é uma iniciativa que acontece por toda a Europa, sendo encabeçada pela Lipor em Portugal nos oito municípios da sua abrangência – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

A Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos seus municípios.

O principal objetivo desta iniciativa é promover e consciencializar acerca do desperdício que é gerado todos os dias, muitas vezes inconscientemente. Pretende, também, apelar à reutilização de produtos e promover novas estratégias de reciclagem para a União Europeia e Estados-Membros.

Dá-se o nome de resíduos invisíveis àqueles resíduos que são gerados ao longo do seu processo de fabrico e que mais tarde consumimos.

Por exemplo, sabia que para fabricar um ‘smartphone’ com menos de 200 gramas, juntamente com a sua pequena embalagem, são produzidos 86 quilos de resíduos?

Uma grande parte deste lixo invisível não pode ser reciclado e acaba por ser despejado em aterros sanitários, contribuindo para o aumento do desperdício e da produção de Dióxido de Carbono que é muito prejudicial para o clima.

Para uma produção e consumo mais ecológicos, os produtos devem ter uma maior duração e utilidade e serem fáceis de reciclar ou reparar. Quanto maior a utilidade de um produto, menor será a quantidade de resíduos produzidos na sua fabricação.

“Precisamos de tornar este desperdício visível, de modo a nos tornarmos mais informados na hora de decidir acerca do produto que vamos comprar e a nossa responsabilidade na pegada ecológica. Todos podemos agir para diminuir estes resíduos invisíveis, aumentando o tempo de vida dos produtos e preferindo-os em relação a outros e optar por produtos amigos do ambiente”, refere a Lipor na sua nota de divulgação.

As inscrições para a participação no evento abrem brevemente.