Robô de cozinha produzido na Maia é embaixador do selo “Portugal Sou Eu”

0
239
Visita fábrica da Yammi

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, visitou no dia 11 a PPRR Metal Lda, parceira estratégica da Sonae MC na produção do primeiro robot de cozinha 100% português – a Yämmi 2 -, no âmbito da sua adesão ao selo “Portugal Sou Eu”.

A atribuição deste selo demonstra o forte contributo do aparelho para a economia nacional, caraterizado pela participação de várias dezenas de empresas portuguesas na sua produção, fazendo com que o equipamento tenha um valor nacional perfeitamente identificável.

O selo “Portugal Sou Eu” é uma iniciativa do Ministério da Economia, que pretende promover o consumo informado e valorizar o produto nacional, de forma a aumentar a competitividade da economia portuguesa e a criação de emprego.

“Yämmi 2 é um exemplo na construção de parcerias”

O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio admitiu que “a Yämmi 2 é um exemplo na construção de parcerias entre a indústria e a distribuição nacionais”. Acrescenta ainda que “a Yämmi 2 é o novo embaixador do selo “Portugal Sou Eu”. Recorde-se que este robô de cozinha resulta da conjugação de esforços de um conjunto de 45 empresas portuguesas parceiras.

A máquina que já está a ser comercializada nos hipermercados da Sonae é produzida na fábrica PPRR Metal Lda, na Maia, cuja capacidade de produção atinge as cinquenta mil máquinas por ano.

Quatro milhões de investimento

O projeto apresenta um investimento superior a quatro milhões de euros, criou 41 postos de trabalho e, até ao final do ano, estará presente em mais de 55 mil lares portugueses. O Continente, responsável pela criação desta máquina, pretende ainda apostar na internacionalização do equipamento, tendo a expectativa de que 65% das vendas seja feita em mercados externos, num futuro próximo.