Rotary Club Águas Santas/Pedrouços promove Ao ligar está a ajudar

0
479
Ao ligar está a ajudar
- Publicidade -

O Rotary Club Águas Santas/Pedrouços está a promover durante todo o mês de dezembro a campanha “Ao Ligar está Ajudar”. Estão disponíveis três linhas de valor acrescentado, cada uma correspondente ao Agrupamento Escolar ou Santa Casa da Misericórdia e a receita reverterá para a respetiva instituição, em função do número de chamadas efetuadas. Cada chamada tem o custo de 0,70€ + IVA, sendo que deste montante revertem 0,46€ para a respetiva instituição.

Este é um projeto mais amplo levado a cabo pelos rotários daquelas duas freguesias da Maia, o “Sou Igual a Ti”. Trata-se de um conjunto de ideias para angariar verbas no sentido de ajudar os alunos com multideficiências.

O Rotary Club Águas Santas/Pedrouços dinamiza este projeto em parceria com os agrupamentos escolares de Águas Santas e Pedrouços, bem como com os infantários da Santa Casa da Misericórdia. Os rotários querem trabalhar para as crianças que frequentam as unidades de autismo e multideficiência destes estabelecimentos.

José Manuel Sampaio, presidente do núcleo rotário, afirma que “é a primeira vez que o grupo organiza uma iniciativa deste género com chamadas de valor acrescentado, pelo que estamos expectantes”. Assim, o importante “é que as pessoas se mobilizem e divulguem este apelo às chamadas, pois quanto mais pessoas ligarem melhor será o resultado”, afirmou.

O presidente dos rotários lembra que “estamos praticamente a meio deste projeto solidário, que começou com a caminhada a 3 de outubro em parceria com a Mocidade de Sangemil, depois prosseguiu com a Campanha da Gi, em que foram distribuídos 3 mil réguas e 3 mil marcadores de livros para venda. Esta campanha também está a decorrer com muita procura e só termina no final do ano rotário”.

Objetivo: Angariar fundos

José Manuel Sampaio explicou também que o funcionamento de três linhas de valor acrescentado, que abriram no dia 1, teve a ver com a tentativa de motivar ainda mais a comunidade de cada escola a participar na angariação de fundos. “Inicialmente pensámos em abrir apenas uma linha, mas depois consideramos que algumas escolas poderiam ser mais dinâmicas do que outras e ficariam prejudicadas, para além de que desta forma pensamos que cada comunidade escolar tentará ser mais dinâmica a apelar à participação”, afirmou o líder dos rotários de Águas Santas/Pedrouços.

Em 2017, haverá também um concerto de Ano Novo em dia ainda a anunciar com a Banda da Força Aérea e que decorrerá no Auditório da Junta de Freguesia de Águas Santas. Acontecerão ainda iniciativas de voluntariado com a ação “Agora Colaboro Eu” e com a ação “Comigo Podem Contar”. Esta última consistirá na aquisição e doação de equipamentos para as unidades. A lista dos materiais está elaborada em colaboração com as unidades, que ainda não “está fechada”, por isso ainda não foi divulgada, referiu José Manuel Sampaio.

O padrinho do projeto, José Pinto da Costa, irá também realizar uma palestra, em data ainda a divulgar, sobre a problemática da multideficiência. O projeto “Sou Igual a Ti” do Rotary não quer expor as crianças com esta problemática, mas antes “trabalhar para essas crianças, trabalhando para as ajudar”, sublinhou José Manuel Sampaio.

Linhas para ligar e ajudar

760 450 280 – Agrupamento de Escolas Águas Santas

760 450 290 – Agrupamento de Escolas de Pedrouços

760 450 310 – Santa Casa Misericórdia da Maia

- Publicidade -