Rotary Club da Maia prepara geminação com clube francês

0
6

O Rotary Club da Maia está a equacionar uma futura geminação com o Rotary Club de Balma, em Toulouse, França. Por isso, o clube francês esteve esta quinta-feira no concelho. A comitiva visitou a Universidade Sénior do clube maiato e foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, Bragança Fernandes, pelo presidente da Assembleia Municipal, Luciano Gomes e pelo vereador das relações internacionais, Paulo Ramalho.

Segundo o presidente do Rotary Club da Maia, Adérito Santos, a geminação tem como objectivo desenvolver acções comuns para ajudar as comunidades dos dois clubes. “Isto é, podemos traçar planos e executar mesmo acções dentro de um ano rotário visando o apoio a uma comunidade que precise, seja espanhola, francesa ou portuguesa”, explica.

Quanto a planos futuros, o foco está no cariz social, refere Adérito Santos. “Podemos pensar em projectos na área da educação, no apoio social porque este clube de Balma tem muitos projectos voltados para a área social e é uma coisa que a Maia também faz e isso pode ser para nós uma experiência muito interessante, podemos aprender porque uma das coisas positivas na geminação é a aprendizagem”, justifica o presidente do Rotary Club da Maia.

A 7 de Junho, o presidente do Rotary Club da Maia desloca-se a Toulouse para retribui a visita. Na altura, deverá proceder à assinatura de um pré-acordo. Segue-se o processo no Rotary Internacional. Se tudo correr bem, na convenção internacional de 2013, que se realiza em Lisboa será feita a assinatura final do processo de geminação.

A comitiva francesa almoçou, depois, no Parque de Avioso, aproveitou para visitar a cidade e conhecer as suas atracções antes de seguir para Viseu.