Rui Veloso abraça o Pzzim e grava com os Pequenos Cantores

0
144

Os Pequenos Cantores da Maia deram por terminado o trabalho de estúdio do projecto de educação para o desenvolvimento sustentável, constituído por uma fantasia musical intitulada “O Pzzim é um raio de energia”. É uma história em formato de teatro musical, cujo protagonista é o personagem Pzzim, um raio de energia limpa e renovável, uma figura surgida do mundo da fantasia e que interage com várias personagens, algumas delas personificações dos elementos da natureza e pessoas concretas, crianças e adultos, com nomes comuns.

Além de Rui Veloso, participam nesta mega produção da Academia das Artes da Maia para a Câmara Municipal da Maia, Fernando Tordo, Manuela Azevedo (Clã), Vozes da Rádio, Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio), Ricardo Azevedo (ex-EZ Special), Nuno Guerreiro (ex-Ala dos Namorados), Márcia Barros (Bossa Nossa), Ana Barros (Soprano), Diana Basto, Luís Portugal (ex-Já fumega), Mesa do Canto, Dixie Boys, Náná Sousa Dias e muitos outros nomes grandes da cena musical portuguesa.

O Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia entra em 2010 com a maior produção de sempre, num projecto em que se conciliam as artes plásticas, pela mão do pintor Daniel Africano, as letras, pela mão de Mizé Rouxinol, e a música, pelo compositor e maestro do coral, Victor Dias que desde as suas férias, em Agosto, se tem dedicado a este projecto de educação, centrado numa pedagogia para a mudança de mentalidades, comportamentos e atitudes, utilizando estas três artes como veículos privilegiados para o cumprimento da missão de educar para o século XXI e para o desenvolvimento sustentável.

Diz quem já viu e ouviu, sobretudo na apresentação pública do conceito do projecto, que as ilustrações e os textos são “belíssimos” e as músicas “giríssimas e muito orelhudas”, que é como quem diz: entram muito bem no ouvido.

Bragança Fernandes, presidente da câmara e Patrono dos Pequenos Cantores, por seu lado, afirmou sentir-se “muito feliz por ver que os Pequenos Cantores da Maia levaram este projecto a bom porto e conseguiram que grandes estrelas da música pop e rock portuguesa abraçassem com eles esta causa do desenvolvimento sustentável”. “Quero agradecer publicamente ao Rui Veloso e a todos os outros artistas, amigos da Maia e dos meus e nossos Pequenos Cantores, o facto de terem associado a sua voz e o seu talento, a um projecto que visa melhorar o mundo. Sinto-me muito orgulhoso de ser o Patrono de um Coral Infantil Municipal que leva a sua música e a sua alegria, às outras crianças, aos idosos e sobretudo aqueles que mais precisam desses momentos de alegria e esperança”.

Ontem os Pequenos Cantores da Maia abriram mais uma edição de “O Natal dos Hospitais”, numa produção da RTP transmitida para todo o mundo.