Segurança em Moreira para breve?

0
158

 

Tão desejoso de ver, finalmente, instalada uma força de segurança na Vila de Moreira, o presidente da junta de freguesia ficou satisfeito com as declarações do responsável pelo Ministério da Administração Interna, (MAI), na sexta-feira, na inauguração do Posto Territorial da Maia da GNR.

Das palavras de Rui Pereira, no discurso oficial, Albino Maia destaca que “o ministro afirmou que, brevemente, seria celebrado o protocolo de acordo para a instalação da força de segurança na Vila de Moreira, que iria servir as duas freguesias”. A segunda é Vila Nova da Telha.

[audio:GNR_ALBINO.mp3]

Acontece que, no discurso a que se refere Albino Maia, Rui Pereira destacou apenas a abertura anual de concursos para admissão de novos agentes:

[audio:MINISTRO.mp3]

Já no final da cerimónia, reiterou essa ideia aos jornalistas, citando apenas o reforço do dispositivo territorial e sublinhando o investimento inerente a novas instalações:

[audio:POSTO.mp3]

Ausente da cerimónia de inauguração esteve o presidente da Junta de Vila Nova da Telha, por estar a acompanhar o já habitual passeio sénior da freguesia. Depois de informado pelo presidente da Câmara da Maia, Pinho Gonçalves parece nãoo ter ficado convencido com a resposta do ministro:

[audio:PINHO_GNR.mp3]

Por não ter ficado convencido, Pinho Gonçalves prepara-se para voltar a contactar o gabinete do ministro e dar a entender que o assunto da insegurança na freguesia não fica resolvido.

Apesar de ter ouvido do ministro uma indicação de que o processo iria avançar, Albino Maia recordou esta semana a PRIMEIRA MÃO que Rui Pereira é já o terceiro ministro da Administração Interna de quem ouve essa promessa. Da penúltima vez até chegou a estar marcada a assinatura do acordo, para a mesma data em que foi celebrado o protocolo para este Posto Territorial da Maia da GNR. O optimismo do autarca encontra como obstáculo a proximidade das eleições legislativas, que podem trazer uma mudança de ministro ou até de prioridades políticas.

Marta Costa