Semana da Família de Águas Santas quase no fim (vídeo)

1
250


A ideia surgiu na sequência do Dia Mundial da Família, mas só um não seria suficiente para tantas actividades. E como não bastam 24 horas, o Centro de Saúde de Águas Santas alargou a iniciativa. E assim nasceu a Semana da Família, com actividades na unidade de saúde, no Parque de Moutidos e na Quinta da Caverneira.

O objectivo é criar o convívio entre várias gerações e chegar tanto aos mais novos como aos mais velhos. Nestes primeiros dias, em destaque estão as crianças dos jardins-de-infância com quem o Centro de Saúde de Águas Santas lida de perto através do Projecto Ser, que visa a intervenção em casos de negligência infantil. Foi assim que nasceu a ideia da exposição que se pode ver em vários locais da unidade de saúde, onde estão expostos desenhos feitos pelos mais novos e que têm como tema a família. “A ideia é mostrar o que representaram, à sua maneira, como os mais pequenos vêem a família”, revela Luísa Resende, uma das mentoras do projecto e clínica no Centro de Saúde de Águas Santas. O repto lançado aos jardins-de-infância na área de influência do posto de saúde resultou em pleno e “superou todas as expectativas”, adianta a responsável. O convite à participação na Semana da Família foi também estendido a alguns centros de dia numa tentativa de chegar aos mais velhos do concelho.

A Semana da Família saiu das portas do Centro de Saúde de Águas Santas na passada quarta-feira.
Nesse dia, a Quinta da Caverneira recebeu uma conferência que pretendeu promover famílias saudáveis. Uma conferência diferente, segundo Luísa Resende, já que se vão juntar “artes performativas às intervenções”. A iniciativa da Quinta da Caverneira, à margem da Semana da Família, pretende lidar com os “novos valores” que estão a surgir e também “acompanhar a evolução das famílias de hoje em dia”, considera Luísa Resende.

O final da Semana da Família está marcado já para o dia de amanhã, com uma festa no Parque dos Moutidos, quase em frente ao Centro de Saúde de Águas Santas. A iniciativa foi baptizada de “100% Famílias” e vai contar com a presença do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde. Será o ponto de partida para “um encontro inter-geracional entre o Centro de Saúde e a plataforma da comunidade”, avança Luísa Resende. Ainda no “menu” da festa do Parque dos Moutidos estão jogos florais e tradicionais e uma missa campal, que marcará o encerramento das actividades promovidas pelo Centro de Saúde de Águas Santas.

A Semana da Família está a ser organizada pela primeira vez pela unidade de saúde aquisantense. Segundo Luísa Resende, e apesar da experiência deste ano estar a correr bem até agora, ainda é muito cedo para começar a pensar na iniciativa do ano que vem. Prudência é a palavra de ordem. “Vamos ver, só depois no final, quando tivermos noção da receptividade sentida, é que isso se vai decidir”, acautela Luísa Resende.

Pedro Póvoas

1 COMENTÁRIO

  1. Exm.(s) Sr.(s)

    Venho por este meio comunicar que relativamente à notícia do evento
    “Semana da Família”, a CONFÊNCIA só será realizada na 6ª feira (dia 14/5/2010)às 21H.Quanto ao vídeo, o nome da pessoa entrevistada é Drª Luisa Resende e não Teresa Resende.

    Com os melhores cumprimentos,

    Ana Paula Machado
    (funcionária do C. S. de Águas Santas

Comments are closed.