Sites da STCP Serviços querem contribuir para o Turismo

0
81

A STCP Serviços apresentou, esta quarta-feira, no Museu do Carro Eléctrico, dois novos sites da empresa. Os sites www.portosightseeingtours.pt e www.portotramcity.pt, pretendem contribuir para o turismo na cidade do Porto, que “tem vindo a crescer a olhos vistos, afirmou o vogal do conselho de administração da STCP, Jorge Freire.

De acordo com este responsável, o Porto é a cidade portuguesa que acolhe maior número de estudantes estrangeiros. A Universidade do Porto foi, este ano, o 33ª no mundo a receber estudantes estrangeiros e esse será um dos factores, acrescenta, que tem levado a um aumento do turismo na região, “com as famílias e os amigos que acabam por visitar os alunos”.

Por outro lado, a UP é a 40º universidade, a nível europeu, a enviar estudantes para o estrangeiro. Este movimento académico, acrescenta o administrador, leva a mensagem que se transmite do Porto fora do país, “leva a que a procura também aumente”.

Para além dos estudantes, Jorge Freire apontou ainda como factores de sucesso para os novos serviços da STCP, as infra-estruturas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a crescente oferta cultural, “com a Casa da Música, a Fundação de Serralves e o Teatro S. João”, e o recente anuncio de um novo de terminal de cruzeiros.

Jorge Freire adianta ainda que a STCP decidiu intervir de forma mais activa no turismo porque o seu negócio é o transporte e o negócio de transporte de turismo acaba por ser complementar. “É uma actividade que gera receitas e, para além disso permite, duas ou três coisas que são muito importantes, por um lado o cumprimento de um papel de responsabilidade social”.

Permite também um estreitamento de relações com as instituições e parcerias locais. “Permite que todos juntos façamos um papel de divulgação do Porto como centro de atracção turística”.

Para o administrador da STCP SA, Rui Saraiva, o importante é “promover” o Porto enquanto marca. E apostando na internet porque “quem hoje não está presente na internet não tem asseguradas vantagens”. “Esta é a janela que nós hoje temos sobre o mundo”, acrescentou. “Quando queremos procurar informação mais rápida, mais acessível, de uma forma dinâmica, de uma forma interactiva, utilizamos a internet e o facto de estarmos a explorar áreas de negócio e não estarmos presentes na internet era, de facto, uma limitação”, justificou. Uma limitação que deixou de existir esta semana.

Surgem por isso dois sites distintos para enfatizar os dois produtos, também eles distintos, que têm hoje em dia, “serviços em carro eléctrico e serviços em autocarro”.

Entende Rui Saraiva que quem está fora e quer visitar o Porto procura informações, procura estadia, o que fazer na cidade “e como é lógico utiliza essa ferramenta antecipadamente para encontrar referências e claro também procura as melhores referências”. Foi esse um dos motivos que levou a que os endereços de correio electrónico começassem com a palavra “Porto”. “Não é só o nome da cidade mas a marca que devemos promover”, reitera.

Os sites, com um design que o responsável pela concepção, Alexandre Machado, define como “pop”, apresenta os produtos regulares da STCP, produtos combinados e ainda outras áreas de negócio. É bilingue, em português e inglês, mas tem possibilidade de expansão para outras línguas, É de navegação mais interactiva, não esqueceu a componente de sociabilização com ligação ao twitter, Youtube e RSS Feed. Apresenta ainda acesso a um aloja on-line e a uma visita à cidade através do Google Street View.

Rui Saraiva adiantou ainda que a STCP apresentou uma candidatura ao “Prémios de Turismo 2009” com os produtos Porto Tram City Tour e o Porto Vip Passport.

Isabel Fernandes Moreira