STCP muda “horário de inverno” para “horário escolar”

0
136

Em rigor, o que interessa não muda. O que muda é apenas a denominação. A STCP decidiu alterar a denominação do “horário de Inverno”, que passa a chamar-se “horário escolar”.
Este ano, como nos outros, a transportadora adaptou os horários das linhas de serviço público à época escolar, uma vez que os estudantes, e demais profissionais ligados à educação, representam cerca de 20 por cento dos clientes. Os novos horários para o ano lectivo 2011/2012 arrancaram no sábado mas, em rigor, a sua aplicação prática ocorreu esta segunda-feira.

O horário de Inverno vigora de Setembro a Julho e é determinado pelo calendário escolar, aumentando-se os níveis de oferta no período de aulas e reduzindo nas férias, ao longo de todo o ano. Assim, a designação de horário de Inverno acaba por ser substituída pelo nome de horário escolar, em que se manterão fixos os horários da STCP ao longo do ano.

“Pontes e feriados especiais são outros tipos de dias que exigem adaptação dos horários, para além do Verão, pois também apresentam variações de procura muito significativa que justificam o reajustamento da oferta à procura e também a novos tempos de percurso que se registam pela diminuição do tráfego verificada na generalidade dos percursos”, assinala a STCP.

A empresa garante deste modo a adequação do serviço à procura efectiva, permitindo também à empresa atribuir o gozo de férias aos motoristas em períodos em que se pode reduzir oferta sem penalizar a capacidade oferecida aos clientes.