“Sucesso” da enfermagem nos Bombeiros de Pedrouços

0
220

Revelou-se “um sucesso” o Centro de Enfermagem da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços. Está a funcionar desde Setembro do ano passado, com serviços de enfermagem, mas também com consultas e tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa. Respectivamente, a cargo da enfermeira Beatriz Barbosa e do médico Jorge Silva.

PRIMEIRA MÃO foi falar com os dois profissionais para saber como está a decorrer a experiência.

No caso da enfermagem, têm sido muitos os sócios a recorrer aos serviços, sobretudo para administração de injecções intra-musculares, intravenosas ou subcutâneas, vacinas ou pensos. A prova de que era uma necessidade da população, admite a enfermeira.

Há também uma aposta na prevenção, através da realização de rastreios, medição da tensão arterial ou avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC). O maior boom verificou-se em Outubro, com muita gente a recorrer a este centro de enfermagem para se vacinar contra a gripe, principalmente os mais idosos.

Ouça as declarações de Beatriz Barbosa:

[audio:BEATRIZ_BARBOSA.mp3]

Estes serviços de enfermagem podem ser procurados às segundas, terças, quintas-feiras e sábados, das 8h00 às 12h30 e também à sexta-feira à tarde, das 14h30 às 19h00. Os restantes horários do Centro de Enfermagem são ocupados por Jorge Silva, médico especialista em Medicina Tradicional Chinesa. Por lá já terão passado cerca de dez pacientes diferentes.

Jorge Silva está satisfeito com a procura, admitindo até que superou as expectativas. Admite o clínico que, para isso, terá contribuído a campanha de divulgação.

Ouça as declarações de Jorge Silva:

[audio:JORGE_SILVA.mp3]

Também o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, Serafim Adalberto, considera o Centro de Enfermagem uma aposta ganha, apesar dos receios iniciais, sobretudo no que respeita à vertente da Medicina Tradicional Chinesa.

Marta Costa