TECPARQUES com nova Sede Social na Maia

0
198

A Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia (TECPARQUES) deliberou na segunda-feira, em assembleia-geral, que a Sede Social deixa de ser no Tagus Park e passa a ser no Tecmaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.

Foi ainda eleito o novo presidente da TECPARQUES, António Tavares. O actual director geral do TECMAIA vai ser acompanhado na direcção por Maximiano Martins, antigo gestor do Programa Operacional da Economia e por Pedro Farromba, director executivo do Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (PARKURBIS).

A missão do Tecmaia, actualmente presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, consiste na gestão do Parque de Ciência e Tecnologia da Maia através articulação de iniciativas públicas e privadas que tenham um efeito estruturante na captação de tecnologias e capitais, identificando interessados nacionais e estrangeiros que com o seu potencial no âmbito da Ciência e da Tecnologia, podem dotar o concelho da Maia e a Área Metropolitana do Porto de um potencial valor acrescentado neste domínio.

O Tecmaia tem vindo a estabelecer protocolos de colaboração com diversas entidades e instituições de Investigação & Desenvolvimento, agências de desenvolvimento regional, associações de desenvolvimento, instituições de ensino superior, de formação e autarquias, para além de outros contactos e parcerias, com entidades nacionais e estrangeiras, para o desenvolvimento de projectos concretos.

Números Tecmaia

47 empresas e I & D

3 empresas estrangeiras

936 postos de trabalho

59 postos de trabalho estrangeiros

79% com habilitações académicas superiores