Transportes do Porto pagos apenas com cartão bancário contactless

0
394
Cartão contactless para pagar Metro

A partir do próximo mês de abril será possível viajar nos transportes públicos do Porto utilizando o cartão bancário contactless.

Este é um projeto de parceria entre os Transportes Intermodais do Porto (TIP), a Visa e a Unicre, e que irá permitir que o cartão contactless de débito ou de crédito seja uma alternativa ao cartão Andante, contribuindo assim para melhorar a comodidade e a acessibilidade aos transportes públicos no Grande Porto.

Será a primeira vez em Portugal que um cartão bancário contactless permite aceder, viajar e pagar um transporte público.
Com o lançamento da solução contactless nos transportes públicos, o Porto irá integrar uma lista crescente das principais cidades do mundo como Londres, Singapura, Rio de Janeiro e Nova Iorque.

“Os objetivos deste projeto centram-se essencialmente na simplificação da experiência de utilização dos transportes públicos, neste projeto em concreto, importante especialmente para turistas e clientes ocasionais, bem como na implementação de soluções de bilhética ambientalmente sustentáveis” refere, Tiago Braga, Presidente do TIP.

O utilizador apenas tem que validar no dispositivo com o cartão bancário contactless e iniciar viagem.

Esta nova funcionalidade vai começar por estar disponível na Linha Violeta (E) do Metro do Porto, que serve o aeroporto, e nas linhas de Carro Elétrico da STCP, evoluindo posteriormente para toda a rede de transportes Andante.