“Um bom líder é aquele que lidera pelo exemplo”

0
290
Academia de Liderança I Have The Power
- Publicidade -

Sabe se tem o que é preciso para ser um bom líder na esfera política, económica ou até na família? “Um bom líder é aquele que lidera pelo exemplo, nomeadamente através de boas práticas, que é congruente, que diz aquilo que faz e que faz aquilo que diz”. Estas são algumas das características apontadas por Jorge Mendonça, manager da Academia de Liderança I Have The Power (IHTP). Entidade que promove no próximo dia 30, na Maia, o evento Corporate Clube para debater “O que seria um bom líder para o país e para uma empresa”.

São esperadas 300 pessoas na plateia para ouvir, entre as 10h00 e as 12h30, no auditório da Venepor, o que vários oradores de renome têm a dizer sobre liderança e quais as caraterísticas que um bom líder deve ter. Como é o caso do ex-autarca José Cancela Moura, da vice-presidente executiva da Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA), Mafalda Cunha, e de Joana Melo que poderá contribuir como consultora e coach. Além do empresário e consultor de empresas Adelino Cunha, autor do livro “A Arte da Guerra na Liderança” e fundador, em 2002, da I Have The Power, o primeiro sistema integrado de formação contínua em excelência pessoal de Portugal, segundo a organização do evento.

Na obra “A Arte da Guerra na Liderança”, Adelino Cunha defende que “ser um líder não é uma profissão, é uma missão”. Pretende, assim, contribuir para a formação de líderes e não apenas chefes. Inspirado no original de Sun Tsu, este livro apresenta uma visão atualizada daquilo que deve ser a liderança no mundo de hoje. “Num mercado fortemente competitivo e de enormes desafios globais, muitos líderes necessitam de um manual como este, que os ajude a validar o que fazem ou a alinhar com métodos mais e capazes de atingir objetivos e desenvolver talentos nas organizações”, afirma Adelino Cunha. Serão conhecimentos como estes, além da bagagem que juntou ao longo dos anos de experiência que este responsável poderá transmitir no debate do dia 30.
Este debate, moderado pela manager da academia de coaching e recursos humanos da IHTP, Paula Rocha, decorre, segundo a organização, “numa altura em que, cada vez mais, empresas investem na pessoa e na gestão comportamental e na liderança”.

Segundo Jorge Mendonça, “I Have the Power é um sistema assente na fórmula motivação + superação + liderança é igual a excelência”. Ainda que seja necessária uma inscrição prévia, a participação é gratuita.

Qualquer um pode ser líder

Fique já a saber que “qualquer pessoa lidera alguma coisa, quanto mais lidera a si própria”, segundo Jorge Mendonça. Consultor nesta área da liderança mais comportamental, Jorge Mendonça adianta que “um bom líder deve sempre liderar pelo exemplo, nomeadamente através de boas práticas”. Mais, prossegue, “deve ser congruente, “dizer aquilo que faz e que fazer aquilo que diz”. O que também se aplica no seio familiar. O manager da Academia de Liderança realça a importância dos valores na liderança. Refere, por isso, que um bom líder deve reger-se pela “verdade, a honestidade e a própria congruência”.

Susana Pinheiro

- Publicidade -