Um “sonho” concretizado em S. Pedro Fins

0
342
- Publicidade -

No dia 21 de setembro, ao final da tarde, a Junta de Freguesia de S. Pedro Fins inaugurou a renovação e ampliação do Centro de Dia, numa cerimónia em que o executivo de Alvarinho Sampaio recebeu a distinção da Associação Nacional de Gerontologia de Freguesia Amiga do Idoso.

Trata-se do corolário de todo um conjunto de atividades dedicadas aos seniores, no mandato anterior, a que diz respeito o galardão, que foi entregue por Pedro Soares, representante da instituição promotora do prémio.

Alvarinho Sampaio, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, deu conta de que era tempo de concretizar um “sonho”, que não era apenas dele, mas também acalentado pelo seu antecessor Joaquim Marques Gonçalves.

O sonho consegue agora prestar apoio bem real aos «jovens da terceira idade» que frequentam o Centro de Dia, quer ao serviço de “apoio domiciliário e ao acompanhamento a consultas quer, também, ao Gabinete de enfermagem, que implementamos e se transformou numa mais-valia para a população. Podemos até dizer que, nesta área e nesta zona da Maia, nos lançamos, de forma autónoma, independente e destemida, respondendo às verdadeiras necessidades locais”, frisou Alvarinho Sampaio.

Esta obra representa “não só o sonho, a vontade, o querer, a esperança, a fé, a dedicação e o carinho coletivo sentido pelo executivo da Junta de Freguesia e da direção do Centro de Dia, mas também representa a essência social e comunitária pela qual nos debruçamos e à qual dedicamos todo o nosso esforço. Esforço que, diga-se em abono da verdade, foi enorme, porém parco face ao orgulho que promove à nossa terra e à nossa gente”, afirmou o autarca.

A obra resulta de um investimento de 200 mil euros, provenientes de fundos próprios da Junta de S. Pedro Fins e de uma comparticipação da Câmara Municipal da Maia (cerca de metade deste valor) e ainda de donativos da população. Esse gesto não foi esquecido pela Junta de Freguesia, que fez questão de agradecer com uma lembrança aos generosos dadores.

Marcaram presença na cerimónia de inauguração os utentes e familiares do Centro de Dia e os presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal da Maia, António Silva Tiago e Bragança Fernandes, respetivamente, acompanhados de vários vereadores e autarcas de diversas juntas de freguesia do concelho.

- Publicidade -