USF de Pedrouços passou fase de aprendizagem

0
347

A Unidade de Saúde Familiar (USF) "Saúde em Família", de Pedrouços, já ultrapassou a fase de aprendizagem. Em apenas um ano de actividade. E já poderá candidatar-se ao modelo B, anunciou ontem a equipa técnica da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que foi à Unidade de Saúde Familiar fazer a avaliação deste primeiro ano.

De acordo com o portal na Internet da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, o Modelo B das USF “é o indicado para equipas com maior amadurecimento organizacional onde o trabalho em equipa de saúde familiar seja uma prática efectiva e que estejam dispostas a aceitar um nível de contratualização de patamares de desempenho mais exigente”.

Orgulhosa por poder crescer em termos organizacionais, a coordenadora da USF “Saúde em Família”, Teresa Gonçalves Fernandes, admite avançar para essa fase, mas só depois de estabilizar a equipa com mais um médico de família.

Ouça as declarações de Teresa Gonçalves Fernandes:

[audio:TERESA_USF.mp3]

A chegada de um novo médico – que pode acontecer já em Março – vai dar resposta aos utentes ainda sem médico de família, sendo que pelo menos mil já fizeram a pré-inscrição nesta USF "Saúde em Família". A estes, a coordenadora soma os cerca de três mil utentes sem médico de família na Unidade de Saúde de Águas Santas, que poderão também ganhar com a chegada de um novo clínico.

Para já, os 15 profissionais da Unidade de Saúde Familiar de Pedrouços – cinco médicos, seis enfermeiros e quatro secretários clínicos – trabalham para um universo de nove mil inscritos. Num ano de actividade, fizeram cerca de 50 mil atendimentos e 1500 visitas domiciliárias. A coordenadora conclui que “foi um ano de muito trabalho, de muita dedicação, de muita mudança, mas a equipa está toda feliz”.

Para além do espaço físico na Rua de Angola, a USF “Saúde em Família” está também prestes a chegar à Internet, com um site para todos os seus utilizadores.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)