Vacinação na Maia acima da média nacional e regional

0
297
foto arquivo
- Publicidade -

A 4 de abril havia na região Norte 12 % da vacinação vacinada. Mas a Maia está “acima desta média regional e também da nacional”, garante a vereadora da Saúde da CMM, Emília Santos.

Reportando-se aos “registos por servidor no concelho da Maia”, a vereadora da Saúde revela que a ascende a 14% a vacinação registada no servidor do Castelo da Maia, que serve população de Castelo da Maia e Moreira e VN Telha.

Já no servidor da Cidade da Maia, que integra as populações de Milheirós, Nogueira e Silva Escura e ainda Maia Leste, “temos uma cobertura de 12,55%”.

Já está nos 15,14% a cobertura de Águas Santas e Pedrouços.

Maiores de 80 anos acamados vão ser levados à vacina pelos Bombeiros

No que respeita à população com mais de 80 anos, a nível nacional os dados indicam que a vacinação está nos 80% de vacinados, tendo o concelho da Maia já ultrapassado os 90% desta população.

Emília Santos explica ao Primeira Mão que a maioria desta faixa etária por vacinar (não chega a 10% na Maia) situa-se por entre utentes acamados. Assim, a Câmara da Maia está a ultimar um protocolo com associações humanitárias de Bombeiros para realizarem o transporte dos acamados para a vacinação.

Desta forma, trabalha-se na conclusão do processo de vacinação da população maiata acima dos 80 anos.

A vereadora da Saúde assegura que o sucesso deste programa de vacinação no município da Maia deve-se a um trabalho em rede, de articulação entre Câmara da Maia e instituições humanitárias, autarquias locais, e entidades de Saúde locais, regionais e nacionais. “O sucesso da vacinação é um desígnio comum a todos e não apenas da Câmara da Maia”, sublinhou Emília Santos.

A primeira fase da vacinação está a concluir-se e arranca na próxima semana a 2ª fase, que coincide na Maia com a abertura de um segundo centro de vacinação em Gueifães. Um complexo de grande dimensão e que permitirá inocular 2.400 pessoas por dia. Irá funcionar em coordenação com o Centro de Vacinação aberto já na Junta de Freguesia de Gemunde, Castelo da Maia.

Fase 2 da vacinação começa em abril 2021 para:

Pessoas de idade ≥65 anos (que não tenham sido vacinadas previamente)
Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, inclusive, com pelo menos uma das seguintes patologias:
Diabetes
Neoplasia maligna ativa
Doença renal crónica (Taxa de Filtração Glomerular > 60ml/min)
Insuficiência hepática
Hipertensão arterial
Obesidade
Outras patologias com menor prevalência que poderão ser definidas posteriormente, em função do conhecimento científico

- Publicidade -