VI Cimeira da Educação faz balanço de projetos inovadores

0
257
Câmara da Maia lança novo programa lúdico-educativo, LUDI+

A VI Cimeira da Educação reuniu-se na passada semana para fazer o balanço dos projetos LUDI+ e PEPPA (ensino do Inglês precoce). Com mais de 70 agentes educativos presentes, esta foi a mais participada cimeira de sempre.

O LUDI+ é um programa dedicado às crianças da educação pré-escolar que beneficiam do serviço de prolongamento de horário, focado sobre a arte, a estética, a música, o drama, a experimentação e as primeiras aprendizagens de uma segunda língua, na oficina Play English. E é exatamente esta oficina a génese do segundo programa – o PEPPA.

Trata-se de um projeto pioneiro no país, que oferece o contacto precoce com a língua inglesa às turmas do 1º e do 2º ano de escolaridade, preenchendo o hiato que se criava nas aprendizagens, entre a saída do pré-escolar e o 3º ano de escolaridade, altura em que o inglês é universal há uns anos.

Foi também tema desta cimeira o alargamento da medida da oferta do passe escolar aos alunos do ensino secundário, que residam a mais de 3 km do estabelecimento de ensino ou que, devido a falta de vaga, frequentam escolas fora do concelho. Esta medida abrange mais de 700 alunos, correspondendo a um investimento mensal do município, na ordem dos 20 mil euros.

O encontro aconteceu na mesma semana em que decorreu o Conselho Municipal de Educação da Maia, sob a presidência de Emília Santos, a vereadora da Educação, que teve como tema central a oferta no âmbito do ensino profissional.

Esta reunião contou com a presença de um elemento da equipa Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Norte, que trouxe dados sobre os cursos mais procurados pelos jovens e a sua relevância dentro do sistema escolar, atendendo também à procura de profissionais qualificados pelos empregadores.