Via diagonal à EN14 avança em breve – concurso publicado em DR a 23 de outubro

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Trinta e dois milhões de euros é o preço-base do concurso público para a 2.ª fase da variante à Estrada Nacional 14, entre a Via Diagonal, na Maia, e o interface rodoferroviário da Trofa, que foi publicado em Diário da República, a 23 de outubro.

Nesta empreitada, será feita uma nova ligação entre a Maia e a Trofa, num troço que ronda os 10 quilómetros, que se apresentará em perfil 1×1, iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, já construído, e terminando na Rotunda do Interface Rodoferroviário da Trofa, refere a IP – Infraestruturas de Portugal no seu site.

A obra contempla a criação de três ligações à rede local, a saber:
– Com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;
– Com a atual EN14 na localidade de Lantemil;
– Com a rotunda existente na EN14 que irá permitir a ligação da Variante ao Interface Rodoferroviário da Trofa e a sua continuidade para Norte.

Este troço contempla a criação de uma ponte sobre o Rio Trofa (750 metros) e dos viadutos sobre a Ribeira do Arquinho (374 metros), de Vilares (264 metros), das Covas (180 metros) e sobre o Vale de S. Roque (472 metros).

“Serão também construídos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características em termos de perfil transversal. Os nós, e respetivas rotundas associadas, serão dotados de iluminação”, detalhou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Esta entidade acrescenta: “o investimento neste corredor é prioritário, tendo em conta a necessidade de solucionar os problemas de fluidez de tráfego, mas também para possibilitar a concretização de três grandes objetivos”, que são: “aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28)”; “potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões” e “melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias”.

Encontra-se já concluída a fase da obra no concelho de VN Famalicão e, já no território da Maia, a empreitada entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal encontra-se “em execução e com conclusão prevista para breve”, refere a IP.

Numa extensão de 1,8 km, esta obra pretende “reforçar a mobilidade, as condições de circulação e a segurança rodoviária das populações, com a melhoria da acessibilidade para as empresas sediadas na zona”.

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