Violência doméstica em discussão no Fórum da Maia

0
371
- Publicidade -

A Associação Portuguesa de Mulheres Juristas iniciou esta manhã de Quarta-feira, no Fórum da Maia, em colaboração com a autarquia e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, um workshop para debater ideias e trocar experiências sobre boas práticas judiciais, no âmbito da violência doméstica.

O evento insere-se no projecto Lexis, organizado com fundos comunitários ao abrigo do programa QREN/POPH. Em discussão estão alguns casos práticos, embora de forma anónima, para enriquecer ou reestruturar o Manual de Boas Práticas Judiciais. O documento foi elaborado num projecto anterior da instituição, mas a “legislação sobre diversas áreas ligadas à família, como é o caso do divórcio, sofreu alterações”.
Assim, adiantou Rita Braga da Cruz, a coordenadora do Programa Lexis, faz todo o sentido “ouvir os diversos agentes envolvidos nesta problemática, dado que o trabalho com as vítimas precisa ser desenvolvido em rede”.

O programa Lexis vai realizar workshops na área do grande Porto e Viana do Castelo.
Rita Braga da Cruz é advogada, responsável pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, e confirma que o problema da violência doméstica “persiste, as notícias estão aí e confirmam-no” havendo, de resto, “um agravamento do grau de violência exercido”.

Na plateia desta acção, estão agentes de segurança, assistentes sociais e técnicos de diversas instituições que lidam com casos de violência doméstica no concelho da Maia.

A vereadora da Acção Social, Ana Miguel Vieira de Carvalho, referenciou esta actividade como muito importante para ouvir os testemunhos de quem trabalha no terreno e poder aferir como está o concelho da Maia, no que respeita a violência doméstica. Depois de ter mais dados, a vereadora adianta que será equacionada a necessidade de “criar algum apoio novo”, dado que, até ao momento, os números apontados sustentam que “as instituições existentes em concelhos vizinhos são suficientes para dar resposta a este tipo de casos”.

- Publicidade -