Visita Pastoral de D. Pio Alves a Silva Escura

0
299

A paróquia de Santa Maria de Silva Escura, vigararia da Maia, recebeu a visita pastoral de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, entre os dias 25 e 29 de outubro.

Na quarta-feira, D. Pio Alves foi acolhido pelos paroquianos, ao final do dia, e celebrou a Eucaristia. Durante estes dias, teve oportunidade de visitar doentes, o lar, o Hipódromo Municipal da Maia, a Escola Básica de Frejufe, o Polo da Junta de Freguesia, o Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia da Maia e a sede do Grupo Cultural e Desportivo de Silva Escura.

«Foi, igualmente, tempo de conhecer, animar esta comunidade cristã, desafiando-a a ir ao encontro dos mais sós.

O encontro com os elementos e responsáveis dos grupos paroquiais foi um belo momento de comunhão, em que se percebeu a vitalidade da paróquia, com os seus anseios, as suas dificuldades e os seus projetos.

No sábado, o Sr. D. Pio visitou a Capela de Santo António. Encontrou-se com as crianças da Catequese Paroquial. No domingo, Silva Escura engalanou-se a rigor para receber o Sr. D. Pio, tendo os paroquianos preparado um belíssimo tapete, que o Sr. Bispo classificou de ‘obra de arte’.

Na Missa de domingo, foram crismados 12 adultos», informou o padre Vítor Ramos.

O pároco de Silva Escura considerou ainda que «a visita pastoral é sempre tempo de Graça, de Encontro e de Festa do povo cristão com o Bispo. A visita do Sr. D. Pio Alves foi um tempo de graça, em que toda a comunidade se uniu, trabalhou, preparou e acolheu o Pastor. A paróquia ofereceu uma imagem de Santo António ao Sr. Bispo, sinal da grande devoção que os silva-escurenses têm a Santo António».