Visita Pastoral a Nogueira da Maia

0
389
- Publicidade -

A paróquia de Santa Maria de Nogueira, vigararia e concelho da Maia, recebeu entre o dia 29 de novembro e o dia 3 de dezembro a Visita Pastoral de D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto. A visita foi precedida duma vigília de oração, muito participada pela comunidade.

No dia 29, D. Pio teve oportunidade de visitar a sede da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, visitando o Centro de Saúde, o posto dos CTT e demais instalações da sede da Junta. Seguiu-se a visita ao convívio de idosos proporcionado pela LacesMaia, no Pavilhão da Junta.

O dia 30 foi intenso, começando com visita a algumas empresas. A Escola Secundária do Levante da Maia acolheu o Bispo ao fim da manhã. No final, querendo marcar esta visita, foi plantada uma oliveira por D. Pio, pelo Pe. Vítor e por Conceição Carneiro, diretora do Agrupamento.

Durante a tarde o bispo auxiliar do Porto ainda visitou o Jardim de Infância de Barroso, Escola Básica do Monte Calvário e a Creche da Santa Casa da Misericórdia da Maia sediada em Nogueira. À noite, na Igreja paroquial, que se encheu para a Assembleia Paroquial com os membros dos organismos e grupos paroquiais, o D. Pio pode conhecer o dinamismo da comunidade paroquial, deixando palavras de estímulo e de comunhão.

O dia 1 de dezembro foi dedicado aos mais idosos, proporcionando-se momentos de grande ternura na visita a alguns lares de terceira idade. Também visitou no sábado a secção dos Bombeiros em Nogueira e o Estádio Municipal do União Nogueirense, a Capela do Monte. Seguiu-se um encontro com a catequese paroquial e celebração da Eucaristia.

Nestes dias que esteve em Nogueira da Maia, o bispo auxiliar celebrou a Eucaristia diariamente, visitou e acompanhou as obras que a Paróquia empreende no Salão Paroquial e no restauro da Residência Paroquial.

Na manhã do dia 3 de dezembro, a comunidade preparou para um belo tapete. A Banda de Música de Moreira da Maia marcou presença, acolhendo D. Pio ao som de uma marcha. Pelas 10h30, o som dos foguetes marcou o início da Missa Solene, onde foram crismados 40 paroquianos.

O pároco de Nogueira, Vítor Ramos, agradeceu o entusiasmo e o trabalho realizado para que a Visita Pastoral corresse tão bem. Por fim, agradecendo a presença de todos, das autoridades civis, ofereceu, em nome de todos, dois belíssimos quadros de estanho, obra de mãos nogueirenses. «Nogueira forte tem o seu significado», disse o pároco, convidando todos a prosseguir no caminho de construção de comunidade.

- Publicidade -